segunda-feira, 16 de abril de 2012

Segunda feira - Dia da cerveja - Colônia

Depois de longas vadiagens férias o blog está de volta, e eu lanço esse post justo nesse dia, a segunda feira, o dia da semana mais odiado pelas pessoas. Para aliviar um pouco essa data, crio para o blog a Segunda-feira da Cerveja, um post sobre cerveja toda segunda feira. Vamos que esse dia merece.

Hoje não falarei apenas sobre uma cerveja, falarei sobre o fator que criei para julgar cervejas. De uma maneira simplória, a cerveja mais cara é melhor, no entanto sou universitário e não posso pagar por uma Lust da Eisenbahn. Como avaliar cervejas de uma maneira prática e objetiva sem sair do meu contexto? Criei o fator QPC - Qualidade por custo. O nome já explica, uma cerveja boa e barata é melhor que uma cerveja cara e razoável, com valores variando entre 1 e 10.

Depois de conhecer várias cervejas pude perceber isso, existem no mercado brasileiro várias cervejas com preços médios (no meu entender entre 4 e 15 reais) que são boas, mas é difícil comparar estas com uma La Trappe, então quando vou procurar cerveja tento avaliar, com meus vagos conhecimentos, uma cerveja em um preço bom e que não vou me odiar por ter comprado aquilo.

Atualmente, tenho apenas uma cerveja nota 10 no QPC, mas não falarei sobre ela hoje. Falarei sobre uma cerveja nota 6. Eu diria que as cevejas comuns brasileiras, skol, antártica e etc, ficariam com nota 5, porque é exatamente isso que elas são, cervejas comuns. Minha cerveja nota 6 de hoje é a Colônia. As pessoas que conhecem esta cerveja devem me criticar bastante, mas posso explicar: esta cerveja nos últimos anos sempre foi considerávelmente mais barata que as comuns brasileiras, o que já é um grande ponto a favor dela. Eu prefiro muito mais o gosto da Colônia do que o gosto da Subzero. O problema dessa cerveja é que ela é aguada. Parece que fariam uma cerveja melhor do que as comuns brasileiras e seria mais cara, então dividiram o conteúdo em três latas, enxeram de água e ficou mais barato.



Com gosto razoável, bom preço, mas sendo aguada, Colônia recebe meu 6 no QPC.

Nenhum comentário: