quinta-feira, 14 de julho de 2011

Carro com motores AP - Parte 2


Para quem imaginava que eu já tinha reclamado tudo que podia sobre esse assunto está muito enganado.
Os APzeiros (donos de carros com motor AP, normalmente usando uma corrente de prisão antiga em volta do pescoço) são adeptos do chunning. Sim, não é tunning, mas sim chunning. O que é chunning? É levar no mexânico (mexânico sim porque este ser não é um mecânico) da esquina e fazer coisas com o carro que normalmente seriam estúpidas e o carro não agüentaria.

Colocar aerofólios e as chamadas saias sem um estudo e provavelmente sem motivo, aumentar a potência do motor demais, normalmente usando kits de turbo instalados na garagem, sem redimensionar o câmbio ou sem trocar os freios. Falando em freios, essa é uma parte que os APzeiros mais alopram no carro, pois quanto mais gasto melhor. O Gol já é conhecido por ter uma frenagem deficiente, agora carros com potências excessivas e pastilhas gastas fazem a felicidade dos mecânicos que tem que arrumar os carros depois de batidas. Para comparação, um gol normal freia tão bem quanto um aluno de psicologia estudando Termodinâmica aplicada. Já um Gol turbo freia tão bem quanto um leão selvagem fazendo prova de Cálculo I.

Um amigo meu tem um Gol turbo e ele uma vez me deu carona para casa. Nossa sorte foi a de que não tinha movimento, porque o semáforo ficou vermelho e o carro dele simplesmente continuou se movendo. E isso dá medo. Sem falar do fato que APzeiros não gostam de usar o freio. Um outro amigo tem um Gol, mas sem chunning, e estava voltando para casa depois de me dar carona, o carro da frente freou, ele não e bateu, destruindo a frente do Gol. Minha sorte foi que eu já estava em casa, porque eu estava andando no banco de trás sem cinto de segurança (eu sei que eu estava me arriscando mas como um AP de verdade, o carro tava sem cinto atrás).

O chassi do Gol não é dos mais rígidos que existem, e isso é fato. Agora um Gol turbinado fica com chassi mais mole que pinto de velho sorvete em dia quente. O mexânico que destrói trabalha nesses carros não sabe direito o que fazer ou como fazer, então usa o recurso da gambiarra com freqüência muito maior que deveria. Se colar com chiclete e não cair em dez minutos para que fazer direito, não é?

Nota engenharia: 0

Nenhum comentário: