quinta-feira, 14 de julho de 2011

Shogun


Este livro, escrito por James Clavell, conta a história de Blackthorne, um navegador britânico que meio por acidente chega ao Japão na época pré era Tokugawa. Apenas os portugueses tinham conhecimento das rotas que levavam até o Japão e ele se torna o primeiro britânico a chegar lá. O livro conta sobre o europeu conhecendo aquela cultura completamente nova, e explica tudo pelos olhos ocidentais (diferente d Musashi que mostra a cultura mas com o olhar japonês).
Esse é um dos melhores livros que eu já li, a narração é fantástica, uma enorme atenção aos detalhes. O enredo é ótimo, criativo e muito bem feito, onde Blackthorne, que depois fica conhecido como Anjin (navegador em japonês, ou algo do gênero, porque os japoneses não conseguiam falar seu nome), participa e conhece de grandes eventos dessa época que mudou a história japonesa.
Para mim o único detalhe ruim é a maneira como termina o livro, eu achei que deixou a desejar a maneira como foi colocada, mas também eu não conhecia nada de história japonesa e para mim o fim foi um pouco surpreendente.
É legal ler este livro antes de ler Musashi porque um termina onde  outro começa, e eu gostei muito de ler nessa sequência (que eu fiz sem querer).
Nota engenharia: 9

Nenhum comentário: