sábado, 16 de julho de 2011

River Raid

Este é um dos mais importantes games de todos os tempos, criado por Carol Shaw para o console Atari 2600. Um avião seguindo por um rio e destruindo coisas pelo caminho. Essa é a explicação do jogo de uma maneira simplificada. Hoje em dia existe muitos jogos quase iguais, porém nenhum consegue captar o carisma deste ícone.

Eu sei que o jogo não salva, não muda nada, não guarda nem os high scores, e mesmo assim este jogo é fantástico. Até para os padrões de hoje River Raid é um jogo divertido, e ele foi lançado em 1982!

Pode não ser um jogo novo, pode até irritar depois de um tempo, pode ter os sons mais falsos que os peitos da Adriadna, mas ainda assim, jogar River Raid em um Atari é uma coisa que todos que gostam de videogames deveriam fazer alguma vez.

Nota engenharia: 10

Começo este comentário com uma frase muito frequente quando se trata de jogos dinossáuricos antigos: "I see dead pixels"

Este jogo criou um padrão que viria a se repetir muito no futuro, um avião que segue destruindo coisas por um caminho linear.
Como vários jogos antigos, ele não salva, ou seja, você precisa passar o jogo todo de uma só vez. Tenho para mim que isso é devido ao Lobby dos fabricantes de lentes de óculos, porque passar todo esse tempo olhando para isso não é moleza para a saúde oftalmológica da pessoa.
Mas piadas a parte, foi um jogo muito importante para a história do entretenimento eletrônico. Pode-se dizer que foi um pequeno passo em direção aos modernos simuladores de vôo que vemos hoje em dia e que servem inclusive para treinar pilotos; mas todo passo, mesmo que pequeno é necessário para que se faça uma longa caminhada.

É um jogo tão sem graça que fiquei com vontade de jogar agora para matar a saudade hahahahahahaha mas na época era top de linha, afinal não eram muitos os jogos que exibiam mais de 4 cores simultãneas.

Nota psicologia: 9

Nenhum comentário: