O livro Musashi conta a história de um samurai, desde o começo da sua história quando recebe este nome até ser reconhecido como o maior samurai do Japão. O livro descreve-o desde jovem e sanguinário, ganhando experiência e sabedoria, andando pelo Japão conhecendo pessoas e desafiando mestres. Com o tempo ele ganha reconhecimento e monta uma academia com o seu estilo próprio de luta.
O livro também conta a história de seu amor, uma mulher de seu vilarejo natal, seu amigo de infância, que era noivo dela no começo da história, e também da mãe desse amigo que busca a pobre mulher por culpá-la pelo sumiço do filho. Outras personagens importantes são os pupilos do Musashi, que acabam tendo parte importante na história.
A história começa após a batalha que iniciou a era Tokugawa no Japão, conhecida como a era dos Shoguns. Este livro continua a sequência dos acontecimentos contados no livro Shogun (outro dia farei crítica deste também), e para quem lê os dois, acaba sendo muito interessante este aprendizado da história japonesa.
Esta história é muito famosa, inclusive servindo como inspiração para o mangá Vagabond (se eu não me engano hauuahhuahuahuahuhauhua nosso amigo psicólogo vai me corrigir se eu estiver errado).
Uma opinião minha, pelo enredo, o primeiro livro é fantástico, o segundo acaba ficando mais chato, mas ambos são muito bons.
Nota engenharia: 9
Totalmente certo, caro amigo engenheiro, mas a história do livro difere ligeiramente do mangá, não comentarei tais diferenças aqui pois corro o risco de dar spoiler.
Devo acrescentar ainda que essa não é a história de um samurai, é um pedaço da história do maior samurai que já existiu, além disso o livro conta com descrições belíssimas de batalhas, pessoas, eventos e lugares.
Apesar de ser grosso, a história é totalmete envolvente, o que torna a leitura muito confortável e fluida.
Simplesmente excelente
nota psicologia: 9,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário