quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ferrari F40


Sim, eu sei que é um carro antigo, mas eu gosto muito dele e escreverei um pouco sobre ele. Este carro, quando lançado em 1987 foi o carro de produção mais rápido do mundo, superando o Porshe 959 e foi o primeiro carro deste tipo a ultrapassar 200 m/h (320 km/h). Um design lindo, voltado para a aerodinâmica fez deste carro um sonho para garotos do mundo inteiro. Eu já era nascido antes do fim da Ferrari F40, mas ainda era muito novo, porém quando eu era um pouco mais velho eu me lembro de ter um carrinho de fricção deste modelo, e o que o fazia tão especial era a alavanca embaixo do carrinho que levantava os faróis. Até hoje eu acho carros com esse aparato sensacionais.
A Ferrari F40, de certa forma, criou um nicho de mercado. Os super carros que eram apenas e somente carros. O Porshe 959 tinha muita tecnologia enquanto que seu competidor italiano não tinha nem controle de tração. Foi o primeiro carro totalmente em fibra de carbono, conseguindo assim ser muito leve, com motor muito potente e uma peculiaridade que começou com ela e até hoje vemos reflexos disso: o carro não tinha mais nada. Sim, tinha bancos, volante e etc, mas fora o estritamente necessário, esta Ferrari não tinha mais nada. Não havia nem encosto para o braço na porta, no lugar foi colocado uma cordinha para puxar e fechar a porta deste monstro italiano. O carro não tinha luxo algum. E nem muito conforto. Eu já vi pessoas dizendo que dirigir uma F40 é como ter uma broca e uma furadeira apertando seu pescoço. A Ferrari F40 criou o estilo de que bastava ser rápido e bonito para ser um super esportivo.
De certa forma, este carro é como se colocassem um motor potente de moto, como um 500cc, em uma bicicleta em que até o banco é muito ruim e sem conforto. Apesar disso tudo, é um carro fantástico que marcou época e ficará na memória dos amantes de automobilismo.
Nota engenharia: 10

Nenhum comentário: