quinta-feira, 14 de julho de 2011

Reliant Robin

Esse é um carro quase desconhecido no Brasil. Na verdade, o Reliant Robin não é um carro, é um triciclo. Os dirigentes da Reliant tiveram uma idéia brilhante: um “carro” com três rodas seria considerado um triciclo, portanto as taxas e os impostos seriam consideravelmente menores, fazendo o produto final mais barato do que se fosse um carro de verdade.

Até ai tudo certo e tudo bonito. Mas só até ai. Como a imagem mostra, os “gênios” que projetaram o Robin colocaram uma roda na frente e duas atrás. Agora, qualquer pessoa que entende um pouco de carros deveria ter calafrios.

O projeto final era simples: um carro barato e barato. Nada além disso. O carro não excitava nem um adolescente com uma Playboy na mochila. Mas como o Reliant Robin ficou muito barato, a Reliant conseguiu vender um número considerável dessas coisas.

O carro não faz curvas. Não é brincadeira não, isso é fato. Acima de certa velocidade, que é extremamente baixa, o carro sempre capota. O programa Top Gear (que eu já falei previamente, e um dia farei a crítica) mostrou esse fato. Um dos apresentadores dirigia um Reliant Robin pelas ruas de Londres e ficava capotando em todas as curvas.

O que no começo era uma idéia decente, no fim ficou uma idéia tão boa quanto provocar uma mulher na TPM, explicar mecânica dos sólidos para um psicólogo ou dar pedalas em tigres famintos.

Nota engenharia: (para o carro)0 (para a coragem que tiveram para vender aquela monstruosidade)10

Nenhum comentário: