terça-feira, 19 de julho de 2011

Homenagem ao dia Mundial do Rock

É isso aí gente, para quem pensou que tínhamos esquecido este dia, saiba que estavam errados. Estávamos apenas sofrendo do já comentado transtorno de fim de semestre e cuidando dos corres da mudança de servidor do melhor blog do mundo.Sem mais delongas, segue agora a homenagem a um dos maiores ícones do rock de todos os tempos: Sid Vicious. É até conveniente, visto que há muito tempo não publicamos nada sobre música - pelo menos não música de bom gosto -  no blog.
Sid foi o baixista de uma das mais famosas bandas de Punk Rock de todos os tempos, o Sex Pistols. Quando vivo, era conhecido pela quantidade absurda de drogas que consumia e pelo estilo de vida totalmente desapegado de tudo; além disso, há quem diga - e não é muito difícil de acreditar - que Sid servia à banda apenas com sua imagem, de forma que sua habilidade no instrumento era irrelevante. Conta-se inclusive histórias nas quais quem tocava o baixo nos shows era uma pessoa contratada que ficava nos bastidores; Sid estaria com o baixo desconectado do equipamento de som fazendo apenas a performance.
A história mais famosa envolvendo este personagem, foi o assassinato de sua namorada Nancy Spungen. Não se sabe com certeza se foi Sid quem a matou - eu pessoalmente acredito que não - o que se sabe é que Nancy fora encontrada morta ao lado de Sid em um quarto de hotel; ela estava com uma perfuração no abdôme e o artista estava inconsciente devido ao uso de drogas. Não há maneira de afirmar com certeza que foi ele quem a matou. Passado esse episódio e tendo sua fiança paga, ele morreria de overdose de heroína na casa de sua própria mãe, menos de 24 horas depois de ter sido solto.
Seu mérito no rock foi ter sido sem sombra de dúvida o personagem mais icônico do Punk, vivendo sua vida sem se preocupar com nada, a não ser com o desejo imediato do agora.
E caso o nosso camarada vendedor de calculadoras engenheiro venha falar que eu só falo de barulho, que ele saiba que barulho tocado com vontade e coração é mais música que toda a técnica do mundo.
E lembrem-se: é pecado cortar o cabelo no dia do rock.

Abraços

Rock é sem dúvida um dos mais importantes ritmos musicais do mundo, e um dos meus favoritos, porém precisamos lembrar que rock vem desde meados da década de 50, então é uma história longa.

Eu sou adepto de música de qualidade, como mostravam no começo, e não tanto na era punk onde imagem era mais importante que qualidade musical. Então trouxe um vídeo para nosso amigo surdo psicólogo:
 
Este é um vídeo de um motor de fusca, é só barulho e acho difícil ter mais coração que um fusca. Portanto, é música de qualidade para o Punk.

Nenhum comentário: